O mundo foi pego de surpresa na manhã de hoje, segunda-feira, 11, com a notícia da renúncia do santo Padre, o Papa Bento XVI ao cargo de líder da Igreja na terra. A Igreja no Brasil já está se manifestando sobre o fato, e em Petrolina, o bispo diocesano e representante da Diocese, Dom Manoel dos Reis de Farias, concedeu entrevista a apresentadora Angela Santana no programa “Conexão Verdade” da Rádio A Voz do São Francisco – Emissora Rural, falando sobre o assunto. Dom Manoel afirmou ser esta “uma surpresa grande”. “Eu vejo com toda a Igreja, uma ação muito prudente, corajosa! A gente ver o Papa Bento XVI com 85 anos, e a expectativa de que ele viva mais uns dez anos. Então, ele reconhece que o ritmo hoje é muito acelerado. A Igreja precisa avançar mais para as águas mais profundas. É preciso sair da lentidão. Uma pessoa nos seus 85 anos, é normal que o ritmo seja devagar”, afirmou Dom Manoel, destacando, ainda, o amor de Bento XVI a Igreja.
Ao ser questionado se o Papa usou de bastante sensatez, Dom Manoel foi unanime e objetivo: “Eu concordo que foi uma atitude muito corajosa, prudente!”. Dom Manoel explicou que o cargo de Sumo Pontífice “não se trata de uma cargo de privilégio, mas é um peso de fazer caminhar a barca de Pedro. E para nós, católicos, basta saber que Deus é providência. Com certeza, daqui a três ou quatro semanas teremos um novo Papa, e a Igreja continua pela ação do Espírito Santo de Deus. Quanto ao tempo, nós devemos ficar despreocupados. Temos que entrar no tempo de Deus! Cabe a nós preparar essa hora. Quanto ao novo Papa, vamos ter no momento certo, com a graça de Deus”, finalizou.
Relembrando
No dia 02 de abril de 2005, aos 84 anos de vida, morreu o Papa João Paulo II, após dois dias de agonia. Dezessete dias depois, foi eleito Bento XVI no dia 19 de abril de 2005, como o 265º Papa da Igreja, para suceder o João Paulo II
Fonte de pesquisa
Zé Filho
Central de Jornalismo da Voz do São Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário